A SP Parcerias, em conjunto com o FGV Cidades - Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas da Fundação Getúlio Vargas, irão realizar o evento InfraCidades 2025. O evento acontecerá no dia 30 de outubro, no Auditório 9 de Julho na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), na cidade de São Paulo.
Com o tema “construindo cidades centradas em pessoas: infraestrutura para a transformação social e o desenvolvimento urbano”, o evento busca equilibrar a visão sobre como as parcerias impactam de forma direta na vida cotidiana e na sociedade. Neste ano, nossa missão é ampliar o olhar sobre o desenvolvimento urbano, destacando não só os projetos, mas também como e para quem eles são feitos.
Nesta edição três painéis serão apresentados, além da realização de um workshop inédito. Outra novidade é que o evento foi selecionado para compor o Circuito Urbano da ONU-Habitat, consolidando-se como um espaço estratégico para o debate sobre o desenvolvimento urbano sustentável dos municípios brasileiros.
Em breve, divulgaremos mais detalhes da programação e abriremos as inscrições!
Anualmente, durante o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Por isso, o mês é conhecido globalmente como Outubro Urbano. O período se inicia com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro. Em 2025, o Dia Mundial do Habitat terá como tema “resposta a crises urbanas”, enquanto para o Dia Mundial das Cidades será “cidades inteligentes centradas nas pessoas”.
Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, a iniciativa já apoiou a realização de cerca de 1.000 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano!
Em 2025, a sétima edição do Circuito Urbano será centrada no tema “enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. A edição contará com apoio institucional do Ministério das Cidades, fortalecendo iniciativas e reconhecendo boas práticas para a construção de cidades resilientes, inclusivas e alinhadas aos compromissos climáticos globais, no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém-PA, em novembro de 2025.