Cidade de São PauloAcesso à InformaçãoPortal da Transparência
PPP Mercado Livre de Energia é tema do SEGES Cast
Publicado em:
14/1/2026 17:34
Atualizado em:
14/1/2026 17:34
PPP Mercado Livre de Energia é tema do SEGES Cast
Diretor-Presidente da SP Parcerias compartilha detalhes deste projeto de grande impacto ambiental para o Município

O Diretor-Presidente da SP Parcerias, Paulo Galli, participou do podcast realizado pela Secretaria Municipal de Gestão do Município de São Paulo, o SEGES Cast, que foi ao ar no dia 6 de janeiro. O episódio, intitulado “Inovação e sustentabilidade: energia limpa no serviço público”, contou com a apresentação da Secretária Marcela Arruda e destacou a recente conquista da Prefeitura de São Paulo, que firmou, em outubro de 2025, um contrato para fornecer energia 100% proveniente de fontes renováveis a 186 unidades da Administração Direta e garantir a migração para o Ambiente de Contratação Livre de Energia.

Durante a conversa, foram abordados os desafios técnicos, jurídicos e regulatórios do processo, que foi resultado do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Gestão com as Secretarias Municipais da Fazenda e do Verde e do Meio Ambiente, as Secretarias Executivas de Mudanças Climáticas e de Desestatização e Parcerias, além da São Paulo Parcerias (SP Parcerias) e da Procuradoria Geral do Município.

Além disso, Galli e Marcela destacaram os ganhos em eficiência e economicidade, o uso de tecnologia na gestão energética e o alinhamento de política pública às metas climáticas do município e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a PPP Mercado Livre de Energia

A parceria, firmada em novembro de 2025 entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa Matrix Comercializadora de Energia Elétrica S/A, tem previsão de 5 anos e deverá, a partir deste ano, abastecer 186 unidades municipais de alto consumo, incluindo subprefeituras, hospitais e centros educacionais, com energia limpa incentivada.

A iniciativa deve gerar economia de até R$ 66 milhões nos próximos cinco anos, com uma redução média de 30% nos gastos com energia nessas unidades. Apesar de representarem apenas cerca de 6%do total de instalações municipais, essas unidades contempladas respondem por aproximadamente um terço da demanda de energia elétrica da Prefeitura.

Além da economia financeira, a medida vai reduzir em aproximadamente 16 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono (CO₂), volume equivalente à absorção realizada por cerca de 400 mil árvores. Para isso, a Prefeitura concluiu os pregões eletrônicos para contratação de empresa responsável pela migração, gestão e suprimento de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Participação da SPP

A SP Parcerias foi acionada desde o princípio do projeto para contribuir com apoio técnico nas discussões realizadas no Grupo de Trabalho Integrado, iniciado em 2023.

Posteriormente, forneceu assessoria técnica especializada na modelagem do projeto, com estudos técnicos e estruturação do pregão, termo de referência e demais documentos. A SPP também apoiou no processo licitatório do pregão e na transição com a capacitação das equipes técnicas de SEGES, secretaria responsável pela gestão do contrato.

Para conferir o episódio completo, basta clicar aqui.

Mais Notícias

PPP Mercado Livre de Energia é tema do SEGES Cast

Projetos realizados com o auxílio da SP Parcerias são finalistas do Prêmio P3C

© 2024 São Paulo Parcerias - Rua Libero Badaró, 293 - 25° andar - Centro - São Paulo, SP