Cidade de São PauloAcesso à InformaçãoPortal da Transparência
Prefeitura anuncia modernização dos Terminais de Ônibus da Zona Leste
Prefeitura anuncia modernização dos Terminais de Ônibus da Zona Leste
Obras serão executadas por meio de Parceria Público-Privada que inclui administração, manutenção e apoio à operação dos equipamentos.

A Prefeitura de São Paulo publicou, em 10 de abril, o Edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Bloco Leste de Terminais de Ônibus, viabilizando a modernização dos terminais e proporcionando maior conforto e qualidade no atendimento aos passageiros. Os investimentos, estimados em R$ 575 milhões, incluem adaptação para acessibilidade universal, atualização tecnológica, padronização de especificações técnicas, além de ampliação da oferta de serviços e facilidades para os usuários.

O acesso dos passageiros aos terminais permanecerá gratuito e, como contrapartida, a empresa parceira poderá veicular publicidade e explorar os espaços comerciais no interior dos equipamentos. Também será permitida a implantação de empreendimentos associados sobre os terminais, proporcionando a diversificação do uso dos espaços, a dinamização do entorno dos equipamentos, bem como a geração de emprego e renda.

Fazem parte do Bloco Leste os seguintes terminais:

  • AE. Carvalho;
  • Aricanduva;
  • Cidade Tiradentes;
  • Itaquera II;
  • Mercado;
  • Penha;
  • Sacomã;
  • São Miguel;
  • Sapopemba;
  • Carrão;
  • Vila Prudente.

Além desses, que serão requalificados, a concessionária também será responsável pelas estações do Expresso Tiradentes, pela Passarela Luís Gama, e pelo apoio operacional nos Terminais São Mateus e Parque Dom Pedro II.

O projeto dá sequência à licitação dos Blocos Noroeste e Sul, concedidos em novembro de 2022, que contemplam os demais 19 terminais da cidade.

Os benefícios econômicos do projeto são estimados em R$ 402 milhões, considerando a desoneração esperada, bem como o compartilhamento de receita da operação com a Prefeitura, o ISS a ser recolhido e o investimento a ser realizado.

A concessão terá duração de 30 anos, e os passageiros poderão desfrutar dos benefícios logo após o início da operação pela empresa parceira, que incluirá melhorias imediatas na segurança, na limpeza e na zeladoria dos terminais. As obras de modernização devem ser concluídas em até 24 meses após o início da parceria.

Toda documentação referente ao edital está disponível no site da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, acessível em:  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/desestatizacao_projetos/terminal/index.php?p=343598

A sessão de licitação acontece em 5 de junho de 2024 e as solicitações de visita técnica e esclarecimentos podem ser enviadas até 27 de maio de 2024, pelo e-mail terminais@prefeitura.sp.gov.br

Para conferir e participar:

Data da sessão: 5 de junho de 2024 - quarta-feira, às 10h.  

Local da sessão: Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, 15, 6º andar - sala de coletivas da Secretaria de Comunicação (SECOM), São Paulo, SP.

Mais Notícias

Prefeitura anuncia modernização dos Terminais de Ônibus da Zona Leste

Secretaria Municipal de Educação lança consulta pública de projeto para a implantação do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial na Rede Municipal de Ensino

© 2024 São Paulo Parcerias - Rua Libero Badaró, 293 - 25° andar - Centro - São Paulo, SP