Na manhã de hoje, 27, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, com o apoio da SP Parcerias, realizou a sessão pública para o recebimento das propostas comerciais dos interessados em assumir a gestão e requalificação da região do antigo Parque Dom Pedro II.
Duas licitantes apresentaram propostas comerciais e foram selecionadas durante a sessão pública. A proposta do Consórcio Novo Dom Pedro foi de R$ 5,8 milhões. Já a Zetta Infraestrutura e Participações S/A apresentou a melhor proposta, conforme as determinações do edital, com contrapartida pública de aproximadamente R$ 5,6 milhões.
A sessão foi encerrada para que a Comissão analise a documentação de habilitação e eventuais recursos, para posterior homologação do resultado, que será publicado no Diário Oficial da Cidade.
Viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada, com prazo de 30 anos, o futuro parceiro deverá realizar todas as intervenções previstas em contrato e será responsável pelos serviços de limpeza, conservação, vigilância, manejo de áreas verdes e promoção de atividades gratuitas para a população.
Com previsão de investimentos de R$ 717 milhões, o projeto tem como ponto de partida a modernização do Terminal Parque Dom Pedro II, que será ampliado e conectado à Estação Pedro II do Metrô, ao Expresso Tiradentes e, futuramente, ao BRT da Radial Leste — já em fase de obras — e ao Bonde São Paulo, projeto que ainda passará por Consulta Pública e visa implementar transporte público urbano no modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região central do município de São Paulo.
É importante destacar que o acesso ao Novo Parque Dom Pedro II permanecerá gratuito e, como contrapartida, a empresa parceira poderá realizar atividades comerciais e eventos.
A área, que um dia abrigou o primeiro parque urbano da cidade, é hoje visitada diariamente por aproximadamente 113 mil pessoas e abriga o maior terminal de ônibus do município, com mais de 78 mil passageiros por dia.
Diante desse cenário, o projeto tem como objetivos principais promover a integração intermodal e ampliar o bem-estar dos moradores e visitantes do Centro. Para isso, serão realizadas diversas obras de reorganização e simplificação do viário da região, tornando o tráfego mais seguro e acessível para pedestres e ciclistas.
A requalificação das praças Ragueb Chohfi e Fernando Costa, a implantação de quiosques, pistas de skate e mobiliário urbano também estão previstas, criando espaços para a promoção de eventos, atividades e serviços para a população.
Além disso, as intervenções incluirão obras estruturantes de drenagem e a criação de aproximadamente 100 mil m² de novas áreas verdes, associadas a soluções de macro e microdrenagem, tornando a região mais preparada para as mudanças climáticas.
Para viabilizar a implantação do projeto e garantir melhorias significativas no entorno, estão previstos:
O alargamento da Avenida do Exterior
A implantação de uma nova Ponte do Carmo, em substituição aos Viadutos Antônio Nakashima e 25 de Março
A reorganização da Rua da Figueira e da Avenida Mercúrio
O alargamento e implantação de calçadas
A criação de novas ciclovias, faixas azuis para motociclistas e faixas exclusivas para ônibus
Dessa forma, toda a região será ativada, potencializando o turismo ao conectar diversos pontos de interesse do Centro da cidade, como o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), o Museu Catavento, a Rua 25 de Março e o futuro Sesc, localizado entre as Avenidas do Estado, Mercúrio e a Praça São Vito.
Além do importante investimento em infraestrutura urbana, a PPP do Parque Dom Pedro II prevê melhorias significativas na conservação, zeladoria e manejo ambiental da região, permitindo sua ativação por meio da instalação de quiosques, oferta de serviços e realização de eventos.
Assim, o novo Parque Dom Pedro II, além de conectar o Centro à Zona Leste, promoverá um espaço público emblemático e democrático, devolvendo a cidade para as pessoas, com ênfase no bem-estar, na segurança, no lazer e na facilidade de acesso — 24 horas por dia.