Cidade de São PauloAcesso à InformaçãoPortal da Transparência
3ª Edição do InfraCidades reforça o papel das PPPs na transformação social
Publicado em:
31/10/2025 19:37
Atualizado em:
31/10/2025 19:37
3ª Edição do InfraCidades reforça o papel das PPPs na transformação social
Com o apoio do Circuito Urbano da ONU-Habitat, o evento reuniu estudantes, gestores públicos, secretários e interessados no tema de concessões e parcerias

A 3ª Edição do InfraCidades aconteceu no dia 30 de outubro, no Auditório 9 de Julho da Fundação Getulio Vargas (FGV). O evento, realizado pela SP Parcerias em conjunto com o FGV Cidades, teve como tema “Construindo cidades centradas em pessoas: Infraestrutura para a Transformação Social e o Desenvolvimento Urbano” e reforçou o potencial das Parcerias Público-Privadas (PPPs) de ir além das obras, funcionando como importantes ferramentas de implementação e aprimoramento de políticas públicas a serviço do interesse coletivo.

Neste ano, o evento contou com duas grandes novidades: integrou a programação do Circuito Urbano da ONU-Habitat e promoveu um workshop com apresentação de trabalhos, vivências e oportunidade para troca de conhecimento entre os participantes. Avanços que contribuem para que o InfraCidades se consolide como um dos principais fóruns dedicados a aprofundar o papel das PPPs como instrumentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.

A abertura oficial do evento contou com a presença do diretor do FGV Cidades, Ciro Biderman, do diretor-presidente da SP Parcerias, Paulo Galli, e do secretário executivo de Desestatização e Parcerias do Município de São Paulo, Luiz Fernando Machado. A estrutura de governança que a Prefeitura vem desenvolvendo para conduzir o Programa Municipal de Desestatização da cidade e os impactos das parcerias na qualidade dos serviços prestados à população foram destaque no primeiro debate.

Dando continuidade à programação, o painel Além das Obras: o impacto social como pilar das parcerias reuniu o secretário adjunto de Educação do Município de São Paulo, Samuel Ralize, e o diretor de gestão e estratégias da SP Parcerias   Kim Souza, para apresentar projetos de grande impacto social e metodologias de mensuração desses impactos.

Com a mediação da coordenadora de parcerias do FGV Cidades, Sarah Marinho, a conversa foi norteada pela experiência com as PPPs de educação, em especial, as parcerias de implementação de novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. O compartilhamento dos esforços realizados para acompanhar todo o processo, desde a modelagem até a execução do contrato, e dos benefícios que os paulistanos já estão vivenciando com as unidades inauguradas neste ano demonstraram a potência que as parcerias entre o poder público e a inciativa privada possuem.

Para encerrar a programação da manhã, o diretor-presidente da SP Urbanismo, Pedro Martim Fernandes, e o diretor de projetos da SP Parcerias, Martim Tassinari, participaram do painel Requalificação Urbana no coração de São Paulo: Projetos Integrados para uma Metrópole mais acolhedora, que contou com mediação da professora e diretora da FGV EAESP, Claudia Acosta.  

Durante o painel, foram apresentados projetos de parcerias que estão contribuindo com a requalificação na região central de São Paulo e iniciativas de melhoria na infraestrutura urbana da região de Paraisópolis.

Para quem não conseguiu participar presencialmente do evento, pode acompanhar todos os temas discutidos pelo YouTube da FGV e do Circuito Urbano da ONU-Habitat.

Mais Notícias

3ª Edição do InfraCidades reforça o papel das PPPs na transformação social

Com apoio da Prefeitura, retrofit de prédios antigos muda a cara do Centro, com novos moradores e empresas

© 2024 São Paulo Parcerias - Rua Libero Badaró, 293 - 25° andar - Centro - São Paulo, SP