Em agosto de 2025, a CPTM e a Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, deram mais um passo decisivo para o avanço da mobilidade urbana da capital. Nesta primeira quinzena do mês, a SP Urbanismo aprovou a contratação da CPTM, via CPTM Serviços, para elaborar o anteprojeto de Sistemas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal que será implantado no âmbito do Plano de Requalificação Urbanística do Centro e do Projeto Bonde São Paulo, com foco no transporte sustentável e na integração entre diferentes modais.
A seleção seguiu as disposições do artigo 30 da Lei n.º 13.303/2016 e teve como base a reconhecida expertise da CPTM no setor ferroviário, com mais de 30 anos de experiência no planejamento, implantação e operação de sistemas metropolitanos sobre trilhos. Além disso, a empresa é referência na América Latina e conta com um corpo técnico altamente qualificado, capaz de assegurar a compatibilidade técnico-operacional do projeto com os parâmetros do sistema e as exigências regulatórias vigentes.
“Para a Prefeitura de São Paulo, a contratação da CPTM é uma decisão estratégica. Com reconhecida expertise técnica e ampla experiência em sistemas de transporte, a empresa pública estadual reúne as condições necessárias para assegurar agilidade, excelência e segurança na elaboração do anteprojeto de sistemas. Ao firmar essa parceria, o município fortalece sua capacidade institucional para viabilizar um projeto estruturante e inovador, voltado à mobilidade sustentável e à requalificação do centro da capital”, afirma Pedro Fernandes, presidente da São Paulo Urbanismo.
Nesta primeira etapa do projeto, a CPTM será responsável pela execução de serviços técnicos especializados de engenharia que abrangem o anteprojeto dos sistemas elétricos da rede, dos empreendimentos associados e das subestações retificadoras necessárias para a implantação do VLT. O trabalho inclui também a elaboração de especificações técnicas para obras civis, fornecimento de materiais e equipamentos, eletrocentros e sistemas de energia de tração. Também estão previstos o desenvolvimento dos sistemas de sinalização de tráfego, incluindo o Centro de Controle Operacional (CCO), instalações elétricas e de detecção e alarme de incêndio, sistemas de telecomunicações e auxiliares e sistemas de energia fotovoltaica, entre outros.
O prazo para conclusão dessa fase é de cinco meses, com investimento de R$ 1.398.000,47. Já o projeto final do VLT prevê duas linhas, 27 estações e prevê integração com outros modais, proporcionando uma solução de mobilidade sustentável e contribuindo para a requalificação urbana do centro da cidade. O investimento total estimado é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com início das obras previsto para 2026 e prazo de execução de 36 meses.
“Com essa parceria, CPTM e Prefeitura reafirmam o compromisso de entregar um sistema de transporte moderno, eficiente e sustentável”, diz Michael Cerqueira, presidente da CPTM. “A companhia entende as necessidades de uma metrópole como São Paulo, que exige constante evolução e soluções alinhadas às demandas da população”, conclui.