Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre projeto inédito de naming rights de centros esportivos

11/08/2021

A Prefeitura de São Paulo abriu, nesta quarta-feira (11/8), período de consulta pública ao projeto que prevê a cessão onerosa de direito à nomeação (naming rights) de três centros esportivos municipais pela iniciativa privada. São eles: o Centro de Esportes Radicais, o Conjunto Esportivo Brasil Japão, ambos no Bom Retiro, e o Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo, próximo ao Parque do Ibirapuera.

De acordo com a modelagem inicial, o projeto estabelece que, por um período de 5 anos, os parceiros poderão acrescer um sufixo ao nome original e expor a sua marca comercial nas dependências dos equipamentos, conforme regramento específico.

Como contrapartida, a iniciativa privada realizará o pagamento de um valor total estimado em R$ 18 milhões aos cofres municipais, sendo que há incentivos para que 75% do montante retorne em compensações sociais como melhorias nas unidades, realização de eventos abertos ao público, organização de competições e auxílios financeiros para atletas e equipes.

Com esta iniciativa estruturada pela São Paulo Parcerias, a cidade de São Paulo se tornará pioneira em relação à exploração de naming rights em centros esportivos públicos com finalidade de impacto social.

As contribuições e sugestões de aprimoramento do projeto poderão ser encaminhadas até o dia 27 de setembro de 2021. Além disso, a proposta será apresentada e debatida em uma audiência pública virtual no dia 14 de setembro, das 15h às 16h. Todas as informações prévias sobre o projeto e a consulta pública estão disponíveis em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/desestatizacao_projetos/naming_rights/index.php?p=316265